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SOBRE A CONCESSÃO/ CONCESSIONÁRIA  

 

A Concessionária de Rodovias Rota dos Grãos  S.A. administra, desde junho de 2021, a rodovia MT-130. O trecho possuí 140,6 quilômetros, entre o entroncamento com a BR-070, em Primavera do Leste, até o entroncamento com a MT-020, em Paranatinga, estado do Mato Grosso. Foi constituída por um consórcio de empresas com experiência nas áreas de concessões públicas, construção, infraestrutura rodoviária e serviços.  O contrato com o Governo do Estado de Mato Grosso transfere a responsabilidade pela administração da rodovia à concessionária (manutenção, recuperação, implantação de melhorias, conservação e operação) durante um período de 30 anos.

 

Entre 2021 e 2022 , fase inicial do contrato, o cronograma de investimentos prevê a realização das obras de recuperação emergencial, garantindo mais segurança, trafegabilidade e conforto para os usuários da rodovia. Estão disponíveis também, desde maio de 2022, os Serviços de Atendimento aos Usuários, com a implantação da Base de Atendimento (SAU), local onde as equipes operacionais estão disponíveis, 24 horas, oferecendo recursos como guinchos leves e pesados, inspeção rodoviária, unidades de resgate, de combate a incêndio e de captura de animais.

 

 

SERVIÇOS

 

BASE DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

 

O trecho administrado pela Rota dos Grãos S.A. disponibiliza  uma Base dos Serviços de Atendimento aos usuários:

 

▪ MT-130 – km 195 (norte) – proximidades do acesso para o município de Santo Antonio do Leste/MT

 

Os usuários têm à disposição banheiros, fraldário, Wi-Fi, Autoatendimento, água e local adequado para pausa segura na viagem. 

 

 

INSPEÇÃO DE TRÁFEGO

 

A Concessionária possui uma frota com veículos de inspeção de tráfego, tipo utilitário, para percorrer de forma rotineira toda a extensão da rodovia MT-130. A função deste serviço é, principalmente, a detecção de quaisquer tipos de ocorrências, efetuando o registro de problemas e o eventual acionamento de recursos adicionais de apoio e de sinalização em situações de emergência, para orientação do tráfego. Além disso, as equipes de inspeção de tráfego, sempre que necessário, prestam apoio às equipes de atendimento de emergência para as unidades de resgate e de remoção de veículos.

 

Prevê-se, entre outros, a detecção de acidentes, veículos avariados, veículos sem combustível, congestionamentos, defeitos na pista, falhas na iluminação pública, etc., enfim, ocorrências que possam prejudicar as condições de fluidez, segurança e conforto dos usuários e seus veículos.

 

As equipes responsáveis por estes serviços trabalham uniformizadas e suas atividades estão referenciadas, dentre outras, às seguintes diretrizes setoriais:

 

▪ Identificar eventuais problemas rotineiros de sinalização, de pavimento, de equipamentos eletroeletrônicos, de segurança, detritos na pista, de ocupação irregular da faixa de domínio e área não edificante da rodovia, etc;

 

▪ Prestar pronto atendimento aos usuários da rodovia, orientando-os quanto a situações operacionais críticas;

 

▪ Propiciar ao usuário condições de segurança e de conforto, especialmente em situações de emergência;

 

▪ Efetuar sinalização de emergência em situações de risco à circulação.

 

A sinalização temporária de emergência, implantada de imediato, tem o objetivo de:

 

▪ Alertar os usuários sobre ocorrências, propiciando-lhes tempo e condições adequadas para a adoção de novos comportamentos no volante, frente às mudanças impostas;

 

▪ Minimizar transtornos no fluxo normal de tráfego decorrentes de situações inesperadas.

 

São consideradas situações de emergência os acidentes em geral (atropelamentos, abalroamentos, colisões, choques, capotagens, tombamentos), panes em veículos sobre a faixa de rolamento, obstáculos na via, atendimentos aos usuários, e serviços emergenciais de conservação.

 

 

SOCORRO MECÂNICO/GUINCHO

 

O Serviço de Socorro Mecânico consistirá na disponibilização de guinchos leves e pesados, com equipes treinadas disponíveis nas instalações Operacionais.

 

Os serviços de socorro mecânico deverão ser prestados pela Concessionária através da constituição de equipes com pessoal treinado para atender a veículos de usuários que apresentarem falhas. As atividades das equipes da Concessionária deverão ficar limitadas a eventual troca de pneus ou ao reboque do veículo para um local seguro próximo, na rodovia, que pode ser um posto de serviço ou oficina mecânica.

 

A estrutura de atendimento ao usuário contém Guincho Leve, devidamente equipado, distribuído estrategicamente nas bases e pontos de apoio operacionais, além de Guincho Pesado, com a finalidade de promover a remoção de ônibus e caminhões.

 

 

CAMINHÃO PIPA

 

Caminhão com tanque com capacidade 8000 Litros equipado com bomba e mangueira para lançamento. Suas equipes somente deverão dar apoio às equipes do Corpo de Bombeiros, que deverão ser acionados pelo CCO, evitando o alastramento dos incêndios até sua chegada.

 

 

SOCORRO MÉDICO

 

O Serviço de Atendimento Médico de Emergência atende à Resolução 2.048/2002 do Ministério da Saúde. Os pedidos de socorro médico que derem entrada por quaisquer vias de comunicação entre o usuário e a Concessionária, deverão ser imediatamente registrados e transmitidos à Base Operacional que deverá atender à solicitação.

 

A estrutura de atendimento ao usuário da Rota dos Grãos conta com 02 ambulâncias de suporte básico - Tipo C, devidamente equipadas, distribuídas estrategicamente nas Bases Operacionais ao longo da rodovia, conforme detalhamento abaixo: 

 

TIPO C: Ambulância de Resgate: veículo de atendimento de urgências pré-hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com capacidade de realizar o suporte básico de vida e equipamentos de salvamento contando equipe formada por 3 profissionais, sendo um motorista e os outros dois profissionais com capacitação e certificação em salvamento e suporte básico de vida.

 

 

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL (CCO)

 

Toda a operação do trecho administrado é feita pelo Centro de Controle Operacional (CCO) em Primavera do Leste. De lá, os operadores controlam permanentemente o tráfego e recursos alocados nas bases e apoios operacionais, como ambulâncias, guinchos, veículos de apoio e viaturas de inspeção. Todo o trecho é interligado por fibra ótica, facilitando a comunicação. Todo o gerenciamento operacional visa garantir que o condutor chegue ao seu destino com segurança.

 

 

REQUISITOS

 

Não há requisitos para atendimento. Basta que o usuário esteja em trânsito pelo trecho concessionado para que usufrua dos serviços. 

 

 

PROCESSAMENTO DE SERVIÇOS

 

Ao entrar em contato com o atendente via 0800 130 0 130, o usuário deverá informar o serviço que necessita e o local onde está, para que possa ser deslocada a viatura de atendimento mais próxima. Ainda neste contato, o operador irá informar ao usuário eventuais procedimentos a serem realizados, caso necessário.

 

 

POSTOS DE PESAGEM

 

O controle de cargas é desenvolvido pela Concessionária em postos de pesagem localizados em pontos estratégicos da Rodovia, através do funcionamento de balança transportátil (móvel).

 

MT-130 - km 138,6

MT-130 - km 254,7

 

Dos postos de pesagens veiculares, acompanhado de endereço para publicações oficiais sobre os pesos máximos admitidos por categoria de veículo de carga conforme legislação vigente;

 

Consulta sobre pesos máximos admitidos por categoria: http://www.guiadotrc.com.br/lei/dnitpeso.asp

https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao8822021.pdf

 

 

FORMA DE ATENDIMENTO

 

Central de Atendimento ao Usuário - 0800 130 0 130

 

Site da Internet: https://www.rotadosgraos130.com.br/contato

 

Ouvidoria

E-mail: ouvidoria@rdg130.com.br

Telefone: 0800 130 0 130 - Segunda à quinta das 8h às 18h - sextas das 8h às 17h.

 

Correspondência

Caixa Postal 130 - CEP 78.850-000

 

Livro de Reclamações e Sugestões disponíveis na Base dos Serviços de Atendimento aos Usuários (SAU).

 

 

COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO

 

Site (www.rotadosgraos130.com.br)

 

Instagram (www.instagram.com/rdg.130/)

 

Twitter (www.twitter.com/rdg130)

 

Boletim Periódico "O Melhor Caminho" - Disponibilizado nas Bases Operacionais, Praças de Pedágio e site (www.rotadosgraos130.com.br). Periodicidade semestral.

 

Dois Painéis de Mensagens Variáveis Móveis (PMVs) ao longo da rodovia.

 

 

CONSULTAS AO PROCESSO DE ATENDIMENTO

 

O acompanhamento dos processos é realizado através do número de protocolo que é fornecido ao usuário em todos os contatos.

 

 

MEIOS DE SOLICITAÇÃO DE RESSARCIMENTO POR DANOS OCORRIDOS NA RODOVIA

 

Nas situações de danos em veículos no tráfego pela rodovia, seus proprietários têm direito a avaliação de pedido interno de ressarcimento, conduzido pela ouvidoria e com base no cumprimento do Contrato de Concessão. A documentação necessária para abertura do processo administrativo poderá ser solicitado pelo e-mail Ouvidoria (ouvidoria@rdg130.com.br).

 

 

INFORMAÇÕES AO USUÁRIO

 

O Sistema de Informações ao Usuário envolve, também, os serviços oferecidos através de rádio, rede de fibra ótica, telefone, sinalização viária, painéis de mensagens fixas e variáveis, entre outros dispositivos a serem implantados.

 

  

TARIFA DE PEDÁGIO*

 

*sujeito à revisão anual.

 

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FORMAS DE PAGAMENTO

 

▪ Dinheiro   

 

▪ Cartão de Débito 

 

▪ Cartão de Crédito 

 

▪ Sistema Automático de Cobrança (TAG)   

 

▪ Cupom (DBTrans e Visa Vale) - Exclusivo para motoristas autônomos e transportadoras contratadas para o serviço de transporte de cargas

 

 

GRATUIDADE DO PEDÁGIO

 

A operação das praças de pedágio envolverá a adoção de procedimentos especiais nos casos de isenção, tais como veículos oficiais, que poderão dispor de pista especial ou utilizar as cabines de cobrança manual, onde deverá ser feito o registro visual para posterior identificação do veículo e consequente confirmação de isenção.

 

 

ESQUEMA LINEAR DO TRECHO SOB CONCESSÃO, COM INFORMAÇÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS ACESSOS E CIDADES AO LONGO DA RODOVIA

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